Marina, Psicóloga Clínica e Orientadora de Carreira
Difícil nos descrevermos em nossa pluralidade enquanto psicóloga, num meio que tende a nos ver dentro de uma caixinha, a caixinha da abordagem. Mas “attraversiamo” essa barreira e sigamos.
Minha primeira formação foi em Gestalt-Terapia, uma abordagem de base humanista que até os dias atuais me confere uma visão de homem/paciente com foco no potencial e na saúde.
Após alguns anos na prática clínica, passei a sentir falta de alguns aspectos estruturais e metodológicos, os quais encontrei ao realizar a minha especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Foi apaixonante e surpreendente conhecer mais a fundo uma teoria consistente, cheia de sentido e com tantos resultados favoráveis.
Atualmente tenho também dedicado meus estudos a outras duas linhas que conversam bem com a TCC. São elas a Terapia do Esquema, uma abordagem integrativa que une TCC, Humanismo e Psicanálise. Descreveria essa danada como instigante e emocionante! E a outra é a terapia de aceitação e compromisso, que apresenta uma pegada alinhada ao humanismo. Como vocês podem ver, meu lado Gestalt-terapeuta segue pulsando dentro de mim 🙂
Sou também Orientadora Profissional e de Carreira. Trabalhei em escolas, onde em uma delas fundei o Programa de Orientação Profissional e também em projetos sociais com este mesmo viés. Além da formação nesta área, realizei formações em Mentoring e Coaching.
Em ambas as práticas, o que me instiga é ser instrumento e ponte para mudanças significativas na vida dos pacientes que “batem à minha porta”. É, portanto, A CRENÇA NA CAPACIDADE DE MUDANÇA DO SER HUMANO. Na capacidade de evolução, no empoderamento, na serenidade pós-crise, na potencialidade que enxergo em cada pessoinha que se senta no sofá à minha frente.
E te convido a acreditar no mesmo, pois este é o melhor habeas corpus que podemos dar a nós mesmos. É a legitimidade de que sim, podemos e temos a CAPACIDADE DE MUDAR.