Antes feito que perfeito
Há pessoas que adiam seus projetos a espera do MOMENTO PERFEITO para eles serem lançados. Entenda: a perfeição é um status que nunca iremos alcançar quando o nosso parâmetro se baseia na IDEALIZAÇÃO. Se junto a isso carregamos conosco uma crença de que não somos bons o suficiente, esta espera passa a ser contínua e o nosso projeto permanece no campo do “eu-queria-eu-deveria”.
Fazer o melhor que lhe é possível neste momento, agregar uma dose de aposta positiva no projeto e dar o primeiro passo é a mola propulsora que fará a “carreta” sair do ponto morto.
Sou fã das coisas que acontecem aos pouquinhos. Com dedicação, inteireza, percepção, preparação. Parece que sedimenta, cria raízes à medida que vamos elaborando. Aquilo que vem de supetão, se esvai de supetão. Mas diferenciemos. Deixar vir de mansinho não é o mesmo que armar uma barraca de camping nesse processo e aguardar uma inspiração vinda do céu. Isso pode ser acomodação, receio, autossabotagem, dificuldade de mudança de padrão. Refiro-me ao processo de caminhar junto, com APROPRIAÇÃO e PROTAGONISMO.
Não consegue estudar 6 horas por dia para ser aprovado naquele concurso? Comece estudando 1 hora por dia. Tem um artigo para fazer? Dê os primeiros passos elegendo a bibliografia a ser estudada. Quer ser mais agradável com as pessoas da sua família? Experimente evitar críticas e mal humor e ouse alguns elogios e comentários empáticos. Quer engajar-se em uma atividade física? Eleja alguns centros esportivos para conhecer e estipule um dia limite para se matricular e iniciar.
Encontre a SUA FORMA de dar os primeiros passos. Ainda que passe por situações semelhantes às descritas acima, o seu primeiro passo pode ser diferente dos que ilustrei aqui. Independente disto, perceba: MUITAS VEZES A AÇÃO PRECEDE A MOTIVAÇÃO.
É começando aos pouquinhos que colhemos os primeiros frutos. Testando e experimentando, já estamos colocando o projeto em execução e podemos perceber que temos a capacidade de fazê-lo, o que pode gerar pensamentos impulsionadores e consequentemente ações secundárias permeadas de um pouco mais de motivação. E no começo não sai perfeito. Nem almeje isso. Mas ANTES FEITO DO QUE PERFEITO. Futuramente, com prática, aprofundamento e treino, vamos alcançando a otimização. Veja. OTIMIZAÇÃO e não perfeição.
Então vamos lá. Deixe claro para você QUAL É O SEU PROJETO. Avalie o quanto este projeto é importante para você e o quanto ele está alinhado com seus sonhos e valores pessoais. Tendo clareza do panorama que está por vir, trace a primeira meta. Por fim, INICIE, com calma e com alma. A motivação e otimização se “achegarão” paulatinamente. 🙂
Por Marina Simeão.
Em 25/07/2016.