Pela abolição do requisito: “saber trabalhar sob pressão”
Como psicoterapeuta e orientadora de carreira, me impressiono com vagas dessa natureza.
Criei 5 observações sobre esse tipo de anúncio de vaga.
1) Por favor, não vamos naturalizar práticas como essa, pelo amor de Nossa Senhora da Saúde Mental!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) Nasci para ver o dia que meus colegas recrutadores ficariam encabulados de divulgar vagas com esse tipo de requisito. Esse dia está mais perto do que longe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) Ter um funcionário que SABE trabalhar sob pressão, pode ser, a médio ou longo prazo, um potencial profissional afastado pelo INSS. Ou, no mínimo, mais um sujeito que aumentará a fila dos ansiosos de plantão. Não somos máquinas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4) Amigos selecionadores, em vez de justificarmos nosso comportamento dizendo “mas é isso que a empresa/o mercado exige”, que tal nos posicionarmos como agentes de mudança e reflexão dentro dos espaços que atuamos?
5) Como já dizia a querida Bela Gil, em suas aulas de culinária…Você já pensou em substituir o requisito “saber trabalhar sob pressão” por algumas das competências a seguir: assertividade, senso crítico, saber definir prioridades, criatividade? 😀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em pleno século XXI, já PASSA DA HORA de nossas empresas brasileiras e nossos R.H’s oferecerem ou lutarem por ter, no mínimo, condições dignas de trabalho e saúde para as pessoas que dela fazem parte.
E aqui deixo a minha reflexão: de que lado da história queremos estar?
Se esse texto fez sentido, faz chegar à outras pessoas que podem, como a gente, contribuir com a mudança cultural das organizações brasileiras.
Se esse tema te interessa, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre a Formação em Saúde Mental e Trabalho, que iniciará no próximo dia 15 de agosto.
Contato: contato@msimeao.com.br | 85.98200.1951.