Por que escolher um nicho pode ser legal para você? — texto 1 de 3
Quem é profissional autônomo, microempreendedor, profissional da saúde, toca seu próprio negócio ou é antenado nos temas voltados para a carreira, com toda certeza já se esbarrou com a máxima “escolha um nicho de mercado”.
Nas andanças e leituras que faço por aí, sou do tipo que tenho o ouvido curioso para escutar atentamente, refletir, aprender, assimilar novas ideias, mas também, comumente, contesto, seja para entender melhor ou para levantar um outro ponto de vista.
Nesse “balacubaco” aqui dentro da minha cabecinha, CONCORDO e DISCORDO da ideia que abre esse texto.
Por que escolher um nicho pode ser legal para você?
Quando a gente escolhe um filete da população para dedicar o nosso trabalho, a gente:
- Direciona nossos esforços para aquele tema e, por isso, tem mais tempo e foco para estudar, conhecer, ter contato, praticar…;
- O que, por sua vez, amplia a possibilidade de nos tornarmos referência naquele assunto ao nos tornarmos especialistas, não de currículo, mas de expertise.
Outros 2 pontos.
- Se eu atendo, por exemplo, mulheres grávidas. Mulheres grávidas tendem a conversar e estar próximas a outras mulheres grávidas, o que favorece a circulação do meu nome, caso minhas clientes/pacientes gostem do meu serviço.
- Eleger uma parcela do mercado nos ajuda a comunicar nosso serviço a quem realmente desejamos que a mensagem chegue. Me refiro a escolha dos temas para conteúdo, cores, dicas de leitura, estratégias e outros pontos que, como estes, contribuem para o alcance do público certo.*
Como mencionado, este material faz parte de uma trilogia de outros 2 textos sobre nicho. Aguarde, que nos próximos dois dias abordaremos os temas a seguir:
Texto 2: Por que escolher um nicho pode não ser legal para você?
Texto 3: Desacelerando a aflita corrida pela definição do nicho.
*Texto baseado no livro “Psicólogo Empreendedor. Tudo o que você não aprendeu na faculdade”, do autor Bruno Soalheiro.