Problemas profissionais: como discernir se preciso de Psicoterapia ou Orientação de Carreira?
Quando a nossa demanda tem a ver com relacionamentos e suas variáveis, fica fácil perceber que o processo mais adequado é a psicoterapia, não é mesmo?
Mas e quando o nosso sofrimento tem íntima relação com a nossa profissão? Como discernir qual o processo mais adequado para iniciar?
– Não me sinto feliz com o que faço em vários aspectos, dentre eles a minha atual ocupação.
– Desejo voltar para o mercado de trabalho, mas não me sinto capaz ( e a incapacidade perpassa vários outros aspectos de minha vida);
– Estou desestimulada com o meu ambiente de trabalho e isso me faz questionar sobre a minha profissão como um todo.
Percebem a linha tênue entre nossas questões pessoais e nossa identidade profissional?
O papel profissional que desempenhamos, muitas vezes, ocupa um lugar central em nossas vidas, não é mesmo? Ele interfere: 1) na forma como nos vemos; 2) como percebo que os outros nos veem; 3) como imaginamos o nosso futuro, dentre tantos outros aspectos de nossa identidade pessoal.
E, então, como discernir se preciso de uma psicoterapia ou uma orientação de carreira?
Sinceramente, lendo apenas esse resumo de casos acima, eu não teria como te dizer o que seria mais indicado. O interior do ser humano é riquíssimo demais para conseguirmos limitar a nossa análise a tão pouca informação. 🗣
Sugestão:
🗣 converse com um amigo psicólogo para que ele te ajude a discernir qual seria o mais indicado.
🗣 marque uma consulta com um Psicólogo ou introduza o assunto por telefone (se você e o profissional se sentirem a vontade para isso).
.
Provavelmente com mais informações, e caso ele tenha conhecimento dos dois processos, ele poderá te explicar como funciona cada um deles e qual seria o mais indicado para a sua demanda e porque.
.
Priorize o seu equilíbrio integral. Cuidar da mente é um gesto de autocuidado, um investimento que fazemos por nossa saúde.