Blog

PROPÓSITO, CRENÇAS E MOTIVAÇÃO

18 de fevereiro de 2018 • Categoria: Jeito M. Simeão de SerJeito MAR(in)A de serPartilha que inspiraSua essência na carreiraSua essência na vida
Por Marina Simeão

Eu acredito que todo ser humano possui forças pessoais internas. Alguns tem facilidade para acessá-las e outros podem precisar de uma pequena ajudinha para isso. Há ainda aqueles que parecem não ter aprendido a desenvolvê-las, mas, como todo ser humano, apresentam potencial para tal.

Acredito também que, algumas vezes, é por meio das crises pessoais, que nos despregamos de nossos antigos paradigmas que já não nos servem mais, para criar novas verdades, novas conjecturas, que nos farão mais fortes, maduros e autônomos. Uma espécie de anticorpo emocional, que só é possível ser desenvolvido, se entrarmos em contato com aquilo que nos faz questionar. Do caos à ordem. Da dor ao crescimento. É beleza que se vê neste processo.

Por Marina Simeão

Essas duas crenças se acoplam perfeitamente quando falo de dois processos com os quais trabalho. Na Reorientação de Carreira e no resgate da autonomia de uma pessoa após um rompimento amoroso.

No reencontro profissional consigo

Percebo isso quando recebo um orientando que chega ao meu consultório questionando-se sobre o propósito e sentido do seu atual trabalho dentro do seu panorama de vida. Esse mesmo orientando, encontra-se ao mesmo tempo sedento (ou com uma pontinha de energia do que lhe sobrou do excesso de energia gasta anteriormente) pelo reencontro profissional/pessoal consigo.

Digo “pessoal” e menciono “panorama de vida”, porque falar de vida profissional é falar de quem somos, quem queremos ser, como queremos viver e nos relacionar com nossos pares. É falar de como queremos usar o nosso tempo livre, como queremos ser vistos como profissionais, que assuntos queremos falar na maior parte do dia, quem queremos ajudar em nosso cotidiano, que problemas gostaríamos de ajudar a solucionar, ao que queremos ser gratos. Percebe como profissão e vida pessoal estarão eternamente interligados?

Por Marina Simeão

No reencontro pessoal consigo

Aquelas crenças casam também com a experiência daquela moça que ainda deposita ou depositou grande parte de sua capacidade de ser feliz nas mãos de seu parceiro. Geralmente, elas chegam ao consultório sabendo que poderiam ser mais autossuficientes, autônomas e se amar mais, mas não sabem exatamente como fazer isso.

Por meio da psicoterapia podemos nos contactar com o nosso centro, resgatar o nosso autocuidado e autoamor, compreender a nossa história de vida, nos aceitar como ser em construção (e por isso nos acolher e não nos julgar), para atingirmos a tão desejada mudança. Autonomia, autoestima e autoconhecimento são as palavras máximas deste processo.

E sim, o processo do reencontro consigo é ainda mais belo depois do desencontro, do perder-se. Para mim, o reencontrar-se é um resgate de tudo aquilo que ainda não fomos, possibilitado por tudo aquilo que já fomos e mobilizado pela energia do que podemos vir a ser. O salto é maior e, por isso, a beleza e o brilho, é ainda mais emocionante!!

Por Marina Simeão

Por Marina Simeão (CRP:11/06517)-Sócia Diretora da M. Simeão, Psicóloga Clínica e Orientadora de Carreira.

Em 18/02/2018.

Continue lendo

Fique por dentro de todas as últimas novidades do nosso blog.

Romae